terça-feira, fevereiro 07, 2006

Anteontem fui ao cinema



O filme é muito bom, gostei bastante.
Agora: tenho reparos a fazer em relação a opiniões que tenho ouvido em relação ao filme.

Primeiros: uns há que dizem que o filme é uma cópia do "Crime e Castigo" de Fiódor Dostoiévski, e perde por isso. Pois claro que o filme é baseado no livro, de tal modo que Woody Allen não tem nenhum pejo em assumi-lo. Quem vir o filme repara bem nisso, com um grande plano do dito livro nas mãos de Chris (Jonathan Rhys-Meyers). O filme não explora toda a vertente da culpa, ficando-se pela cena da cozinha, em que ele vê os seus fantasmas; mas também não teria que ir por aí, uma vez que se trata de um filme, com uma estória muito particular (ainda que inspirada na outra).

Segundos: muitos há que dizem que o filme é genial, e é capaz de ser o melhor de Woody Allen. Na minha opinião o filme é muito bom, mas não é genial. Está bem construído, mas não é perfeito. É, isso sim, um filme de Woody Allen, e isso é dizer tudo.

Terceiros: há uns, mais moderados, que dizem que Match Point é o melhor filme deste realizador de há uns anos para cá. Ora bem: se é desde 2000 para cá, ainda vá; agora não nos podemos esquecer de um filme de 1999, chamado "Sweet and Lowdown", que na minha opinião bate este aos pontos.

Tenho dito.